MEU PONTO DE VISTA DA NOSSA HISTÓRIA

A história que não foi contada.

 

embarque no navio tumbeiro

A história da escravidão no Brasil, ou desde os seus ritos iniciais, nos revela um personagem coadjuvante que, ao longo de toda essa odisseia torna-se personagem principal. Tudo transmitido na oralidade de forma subliminar não (sei se) pensado, planejado.


           O continente africano, cenário da extração forçada dos guerreiros, rainhas e reis, ao migrarem por águas transoceânicas eram obrigados a circundar a tal árvore do esquecimento - para que se esquecesse de sua terra, de sua vida livre; foi o primeiro passo de uma construção da liberdade. No embarque varias etnias partindo de um mesmo continente que aos montes no porão do navio tumbeiro, tentam se comunicar, articular. “Segundo Eduardo Fonseca Júnior no livro “Quilombo do Zumbi a História que não foi Contada”, um translado torturante, sendo a carga de tamanha importância ao desenvolvimento colonial resolveram desentorpecer; “dar movimento ao corpo, assim para “afugentar a dor do banzo”.

negro dançando para desentorpecer a dor do banzo.

 Árvore do esquecimento, dor do banzo, açoite, corpos mar- a- baixo, remadas, tambores... sem perceber eles estavam dando ao povo negro, armas usadas rumo a libertação; o tambor! e a dança. Nos navios tumbeiros, movimentados por velas e em águas calmas as remadas é que davam movimento e esse, por sua vez, eram os negros que tinham essa incumbência, remadas, tambores, cantos de prantos e dor, comunicação... Antes de vim ao convés aos montes, juntos aos “seus” a despedida no meio a fedentina de fezes, urinas, corpos mortos, a despedida dos corpos que foram ao mar, o tambor, o canto, o pranto, a dor a comunicação. 

                                                Remando o barco do colonizador

Ao longo dessa trans-migração, o povo negro, veio agregando valor a tudo e a todas as coisas ao qual foi um mero observador, nas senzalas o açoite, o grilhão, o negro de ganho, no navio negreiro e dentro da senzala apanhando,trabalhando sempre acompanhado do canto e da dança. Laurentino Gomes relata a figura dos tigres que eram responsáveis pelas coletas das fezes; não é que o escravo ate na hora de coletar as fezes dançava e cantava:

                                                negro tigre jogando as fezes no mar
“A        

       urina e as fezes dos moradores, recolhidas durante a noite, eram transportadas durante a noite, eram transportadas e pela manhã para serem despejadas no mar por escravos que carregam grandes tonéis de esgotos nas costas, durante o percurso, parte conteúdo désseis tonéis, repleto de amônia e uréia, caia sobre a pele e, com o passar do tempo, deixava listras brancas sobre suas costas negras. Por isso esses escravos eram conhecidos como tigres”. (Gomes, Laurentino p144).

Negro canta e dança na lavoura  

A mesma coisa era repetida nas lavouras com trabalho do roçado ao fim do dia quando se vinham pelos caminhos se juntavam os sacos equilibrados na cabeça, negros com a maior parte do corpo exposto e definidos com a marca do tempo; na frente um negrinho conduzia o bando com um chocalho cantando e dançando ditando o ritmo aos outros e a cada passo a melancólica cantiga são valores que são atribuídos a tudo, deixando mensagem aos menores os erês. Essa é a moldura de um quadro encontrado pela família real no desembarque em 1808, e nesse desembarque o negro põe valores e caracteriza a forma do carnaval brasileiro uma maneira bem peculiar de protestar. 

 

chegada da família real              

 

 primeiros gritos de carnaval no Brasil colônia

 

 Nesse processo chegamos à colonização da Amazônia quase no fim, já fizemos parte do trafico interno aquele que remanejava os negros ora estavam no Rio de Janeiro, quantos não foram os que passaram pela Bahia de todos os santos? Assim foram sendo esquecidos pelos campos do Laguinho, Favela, e varias comunidades existentes em todo o hoje Estado do Amapá, e tudo teve o seu inicio em torno do forte construído pelo próprio negro que em pleno século XXI busca identidade, uma referencia de suas raízes, árvore genealógica do povo Amapaense, Ou seja, para que uma cultura se fortaleça não se pode implantar uma cultura num lugar que não tem afinidade, mesmo sendo comunidades próximas umas as outras a diferença é muito grande. Nesse trabalho busca-se a essência do que o tempo e as interferes tratou de acabar as tradições que norteia um povo sem o esquecimento de suas origem. 

Nossa pesquisa se desenvolveu nas referidas comunidades com moradores antigos na faixa etária de 60 a 80 anos sem o conhecimento do objeto podemos formar um perfil de se encontrar onde o povo se perdeu, nas visitas anunciadas identificamos como as festas de santos aconteceram e como e porque outras famílias adotaram outros santos. As comunidades visitadas são movidas pela fé, registramos o caso de algumas comunidades que 80% deixaram de viver na sua cultura vivendo outra que o aliena o convencendo na maioria das vezes na venda de suas terras o afastando cada vez mais de suas tradições e costumes (proselitismo religioso). A lei 10.639/93 se justifica pela história e cultura do negro assim, com o conhecimento a aplicação torna-se viável, acontece que antes de tudo temos de fazer o próprio protagonista descobrir a sua própria história esse documento é apenas uma parte do nosso objetivo. 


João Ataíde (Mandela), licenciado em história, pós graduado em história indígena e africana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA