RENATO DO ROSÁRIO RAMOS, O QUE FAZ O PANDEIRO FALAR

Vá em Paz meu amigo Renato do Rosário Ramos


Renato
                                   
               
Quando eu chego numa roda de batuque, vou para tentar entender, todo um sincronismo, a dinâmica que envolve o batuque e suas bandaias. sempre vi o Pedrão e o Renato lado a lado; ainda não tinha ido a fundo, o fato deles serem tio e sobrinho, estava passando despercebido.

 O Pedrão representa a força no toque do pandeiro e o Renato a sutileza na tirada do som, ou seja, um completa o outro, juntamente com a harmonia dos tambores, o som fica de uma dinâmica que agrada e faz dançar.  tudo gira entorno do núcleo familiar da família Ramos. 

o batuque se inicia com um ritual, a fogueira, os tambores e tocadores.


Muitas gerações já se embalaram nas rodas das "bandaias" do batuque do criau. Valdevino Soares, Aureliano Ramos, Bertor Ramos, Capão Velho, João Bacaba e muitos outros, a maioria desses fizeram escola na arte do batuque, sim, escola mesmo de repassar a cultura nos mínimos detalhes. Assim foi com o Renato do Rosário Ramos de 42 anos é neto de Valdevino Soares Ramos, ele contou que o seu avô sentava e dizia como tirar o som do tambor, 
    
        - João, ele me dava o pandeiro com o couro cru, minhas primeiras aulas foram sem sentir o som do tambor, eu ficava vendo, quando eles se reuniam na roda, falavam pelas mãos.


       - Assim rapaz, eu ficava meio irritado porque que eu não conseguia tirar o mesmo som, muito depois foi que fiquei sabendo que quem ajudava no melhor som era o fogo.
     
 Da mesma forma que recebeu os ensinamentos, repassa ao seu filho Aurélio, assim a cultura se eterniza pelas mãos dos negros do criau,  de Valdevino ao Aurélio são 4 gerações que não deixam a cultura acabar.

São Joaquim esta na terra
com prazer e alegria
nós vamos louvar
o nosso sagrado dia...




O Renato do Rosário Ramos nos deixou um legado imenso, quando eu o entrevistei não imaginava que nós deixaria, fica essa minha homenagem em ter feito esse registro a um grande amigo, seu pandeiro e a magia de tirar um som especial do pandeiro permanecerá, vá em paz meu amigo Renato do Rosário Ramos 






#renatodorosarioramos 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA