Cleane Mayara da Costa Ramos, a nova revelação do Marabaixo




           


Cleane Mayara da Costa Ramos

         Nascida em 25/02/2002, filha de Marinildes Costa e Clebson Ramos, tendo como avós paternos Carlos Roberto Ramos e Maria José Miranda e, maternos Mateus R.da Costa e Joaquina Menezes, uma união das famílias mais tradicionais de Criau e Casa Grande, fecundaram a menina que já nasceu com o ritmo do marabaixo nas veia, sendo que além de cantar, Cleane ainda entoa a caixa de marabaixo, com uma acentuação peculiar que chama atenção, o compasso do toque da caixa de marabaxo são diferenciados de tocador para tocador de comunidade para comunidade, sendo que o de Cleane personifica o ritmo peculiar ao criau. 



        Cleane, hoje aos 15 anos, vem se firmando como uma verdadeira cantadeira e tocadora de marabaixo, coisa que poucas mulheres conseguem fazer: tocar e cantar ao mesmo tempo, menina de voz forte e grave, tem uma segurança e chame em suas apresentações. vale lembrar um pouco do início na vida artística, ela fez parte de vários projetos na comunidade do Criau, entre eles o projeto Afro ritmos, orquestra quilombola, banzeiro, projetos que só aperfeiçoaram a qualidade que hoje aflora de forma fenomenal. 

        Ela consegui uma base rítmica, entre o erudito e o contemporâneo, ou seja, do hip hop ao marabaixo.



    Cleiane participou do Festival Cantando Marabaixo, realizado pela Nação marabaixeira, sua participação foi bastante elogiada o que lhe rendeu convites diversos para participação em eventos e gravações de CDs. Cleane hoje é aluna do curso de Química do IFAP, divide sua rotina estudantil com o fortalecimento do grupo de marabaixo da família, que por uma questão geográfica e familiar, não residem nem no Criau e nem na casa Grande, ficaram bem no meio, entre as duas comunidades.



         E na manhã do dia 8 de março, fez uma apresentação na Assembleia legislativa de Macapá, parabéns a essa jovem, que hoje vem se tornando uma realidade na cena musical amapaense.




Comentários

  1. Obrigado João pelas sinceras palavras......

    Não podemos deixar a nossa cultura morrer...

    ResponderExcluir
  2. CLEIANE jovem de futuro, é nosaa grande referência na cultura do Marabaixo. Com sua inteligência nata é orgulho dos amapaenses.

    ResponderExcluir
  3. CLEIANE jovem de futuro, é nosaa grande referência na cultura do Marabaixo. Com sua inteligência nata é orgulho dos amapaenses.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA