Sarah Forbes Bonetta, uma Princesa Africana na Inglaterra



Sarah Forbes Bonetta foi uma criança nascida em uma dinastia real do Oeste Africano. Ela ficou órfã em 1848, quando seus pais foram mortos em uma guerra de caça a escravos. Ela tinha por volta de 8 anos de idade. Em 1850, Sarah foi levada para a Inglaterra e oferecida a Rainha Vitória como um "presente" do rei de Daomé (hoje Benin). A Rainha a adotou como afilhada, Sarah era conhecida por sua extraordinária inteligência. Ela passou a vida entre a  família real britânica e sua terra natal no continente africano até sua morte em 1880. 

Sarah Forbes Bonetta pertencia a uma dinastia do Oeste Africano, nascida Egbado Omoba ficou orfã em uma guerra inter-tribal quando tinha 8 anos de idade e posteriormente foi capturada e levada para o Rei Ghezo. A intensão era oferecê-la como sacrifício em um ritual, porém, ela foi resgatada pelo capitão Frederick E. Forbes da Royal Navy, que convenceu o Rei Ghezo de Daomé dá-la a Rainha Vitória. Forbes a batizou Sara Forbes Bonetta. A rainha Vitoria ficou impressionada com a excepcional inteligência de jovem princesa e adotou Sarah como sua afilhada, quando passou a receber toda a proteção da côrte britânica.

Forbes foi acometido por uma doença pulmonar em consequência do clima da Grã-Bretanha, decidiu voltar para a África e levou Sarah junto. Sarah passou a estudar em uma escola na África, e mais tarde voltou para a Inglaterra. A Rainha Vitoria ficou muito admirada ao notar a maneira natural da menina e seu dom para estudos acadêmicos, literatura, arte e música. Considerada um gênio, Sarah tornou-se admirada em toda a corte real e ela continuou a ofuscar seus tutores com suas habilidades avançadas em todos os estudos. Isso tudo sem falar nos relatos da delicadeza de sua beleza.

Aos 18 anos, Sarah recebeu uma proposta de casamento de James Pinson Labulo Davies, um empresário de 31 anos iorubá de considerável riqueza que vivia na Grã-Bretanha. Ela se recusou e dizem que para que ela aceitasse casar, Sarah foi enviada para viver com duas senhoras idosas em Brighton cuja casa ela descreveu como um "chiqueiro desolador".

Ela então foi convencida pela rainha a casar com o Capitão James Davies na Igreja de São Nicolau, em Brighton , em agosto de 1862. A festa de casamento chegou de West Hill Lodge, Brighton em 10 carruagens, uma comitiva composta por casais brancos e negros. Havia 16 damas de honra. Os recém-casados se mudam para a África Ocidental e Sarah foi batizada em uma igreja na cidade de Badagry. Eles se estabeleceram em Lagos, onde seu marido tornou-se membro do Conselho Legislativo. 
Pouco depois de seu casamento, Sarah deu luz uma filha, e foi concedida a permissão da Rainha para o nome da criança Vitoria - a rainha também se tornou sua madrinha. 
Sarah visitou a Rainha em 1867 com a filha voltou para Lagos e teve mais dois filhos. Em 1880, sofrendo de tuberculose, ela veio a falecer por volta dos 40 anos, e foi enterrada em Funchal, Madiera.

Uma grande parte de seus descendentes vivem na Inglaterra e em Serra Leoa, e em Lagos, seus descendentes continuam a ser destaque na contemporânea Nigéria.










Fonte: 
http://www.blackhistorymonth.org.uk/article/section/real-stories/the-african-princess-sarah-forbes-bonetta/
http://nawmagazine.com/sarah-forbes-bonetta-the-yoruba-princess-who-captured-queen-victorias-heart/
Tags: oportunidade fortalecimento cartoons

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA