O QUE É PERTENCIMENTO AO TERRITÓRIO ÉTNICO?

foto aquivo pessoal

Dessa forma, conforme dito anteriormente, no contexto de um grupo étnico são as pessoas que pertencem ao grupo social e ao território, e não o contrário,   como ocorre em nossa sociedade, onde a terra pertence aos seus donos. Ser membro de um grupo étnico é se submeter a uma série de regras sociais estabelecidas pela tradição e perpetuadas geração após geração. 

E isso ocorre, a despeito das pessoas manterem sua autonomia enquanto indivíduo e dessas regras tradicionais se alterarem ao longo do tempo. Ou seja, tradição não é submissão e nem estagnação absoluta. Ao se assumir enquanto um membro de um grupo étnico, as pessoas se submetem as regras e a lógica do grupo. Passam assim a pertencer a um ente coletivo que se traduz pelas práticas e ideias comuns. 

No caso de um grupo étnico como os ciganos, a prática social comum não apresenta nenhuma vinculação a um território específico, assim seus membros pertencem apenas a coletividade do grupo social. No caso de um grupo étnico camponês, como os quilombolas, que fundam sua existência sobre o uso intensivo e extensivo, prático e simbólico de um determinado território, esse elemento acaba por assumir um papel essencial a reprodução física e social do grupo. 

Portanto, o território para um grupo tradicional ocupa o lugar de elemento central no processo identitário grupal. Desse modo, é o território que se constitui no elemento mais importante a ser considerado Voltar para o Sumário 7na análise de um grupo étnico camponês, do seu modo de vida e da sua identidade. Nessa perspectiva, o território e o grupo são considerados o todo, enquanto as pessoas, as regras, as práticas, os valores e as ideias vinculadas a tal grupo são consideradas suas partes constituintes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA