#cotasemfoco



A Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Amapá, através da Comissão Especial de Igualdade Racial-OAB/AP, realizou nesta segunda feira (11), o II Fórum de Diálogos da Política de Igualdade Racial: #cotasemfoco, onde o ponto principal foi a reserva de vagas para negros em concurso público (cotas), que não vem sendo respeitada pelo governo do estado do Amapá, vale ressaltar, que trata-se de um direito constitucional (segundo entendimento do STF).

Uma mesa de debate onde estiveram: Alzira Nogueira (representante do MPF), o presidente da OAB Paulo Campelo - fazendo a abertura oficial do evento, Dr. Aluízo da Silva de Carvalho (comissão igualdade racial OAB/AP), Maykon Magalhães (Improir), Eduardo Tavares (como representante do governo do estado subdefensor-geral do Estado do Amapá),e a representante da propositora da lei deputada Cristina Almeida (a senhora Neucirene Almeida), que reserva 20% vagas a negros (cotas) a concursos públicos no estado do Amapá.

Diante da participação do movimento negro, o debate aconteceu apontando encaminhamentos, para que a OAB faça a mediação do conflito entre as partes. Na abertura o presidente Campelo, estranhou a ausência da representante da seafro (secretaria extraodinaria de politicas publicas para o afro descendente) que não mandou justificativa. O mesmo ressaltou - “A OAB esta sempre pronta a contribuir para mediar o debate, afim de um entendimento coletivo”.


Palavras-chave. Negros; Identidade; Ações afirmativas; Sistema de cotas; Amapá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA