Filhos do Criaú no Encontro dos Tambores 2017




Conheço um pouco da cultura do tambor no estado do Amapá e posso dizer a característica de cada uma das comunidades, eu vou, eu participo só não me meto a cantar, pois entendo que os que vivem nas comunidades são os verdadeiros artistas, pois eles na hora de cantar fazem isso com uma interpretação particular que envolve o sentimento muitas vezes marcadas pelo tempo.

Tenho muito a falar dessas culturas e ritmos, hoje apresento o batuque dos filhos do criaú, primeiro trata-se de um resgate ao nome da comunidade, pois hoje todos chamam de curiaú como registro o nome original é criaú.

O grupo filhos do criaú vem ao longo do tempo fazendo muito mais que isso, vem integrando em torno da cultura da ancestralidade as famílias, os Ramos, os silvas todos na mesma roda. Esse ano no Encontro dos Tambores o grupo fez uma homenagem a grande Davina que foi uma das principais cantoras das bandaias. Não menos importante, hoje na voz marcante de Creusa Miranda, Creusa que tem dentro de casa em seus pais a referência para se tornar a grande porta-voz desse batuque.

No palco a grande líder Rosa Ramos , explicou que o grupo veio meio desfalcado, pois na comunidade ainda se guarda luto, mas que não poderia deixar de prestigiar o encontro dos tambores, pois entende que é um espaço de integração para todo o movimento negro.

Os tocadores em sintonia com as cantadeiras e cantadores, tudo perfeito a roda se encheu e fizeram a carambola ecoar, essa Creusa me fez chorar quando ofereceu essa bandaia par mim – minha bandaia preferida.

Parabéns filhos do Criaú.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA 16/06 E OUTRO NO DIA 16/7, EXATOS UM MÊS ACORDAMOS COM A NOTÍCIA DO MESMO FATO: A MORTE DE UM JOVEM PROMISSOR.

No Amapá, Deputada foi vítima de intolerância religiosa e preconceito racial

A PRESENÇA NEGRA NO AMAPÁ E A QUESTÃO ABOLICIONISTA